EXIBIÇÃO DO FILME “SEM ROSTO” SEGUIDA DE DEBATE, 15/12 – CENTRO MARIANTONIA

Exibição do filme “Sem Rosto” e debate com as convidadas Ana Magalhães, diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e representante do Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados da ONU (ACNUR), mediado pela curadora da exposição, Ana Avelar e com a diretora, Sonia Guggisberg.

SESSÃO DE ABERTURA NO 13˚ FESTIVAL DE CINEMA ITINERANTE DA LÍNGUA PORTUGUESA FESTIN, EXIBIÇÃO DO FILME “ATRAVÉS DOS SEUS OLHOS”

O longa-metragem abriu o festival em Lisboa no dia 10/12/2022, a sessão contou com a presença da diretora e com uma entrevista exclusiva para o festival.

MESA DE CONVERSA SOBRE A EXPOSIÇÃO, 25/11 – CENTRO MARIANTONIA

Conversa na exposição “Silêncio” com a artista Sonia Guggisberg, a curadora Ana Avelar e Christine Greiner, professora livre-docente do Departamento de Linguagens do Corpo na PUC-SP. As convidadas receberam o público para uma conversa na sala da exposição, com o tema “Identidades negociadas”.

MESA DE CONVERSA, 16/11 – CENTRO MARIANTONIA

O Centro MariAntonia, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da USP, promove duas conversas na exposição “Encantar na fronteira do conhecimento” da artista Sandra Boeschenstein. A mesa foi composta por Martin Grossmann, curador da exposição e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Sandra Boeschenstein, artista visual, Sonia Guggisberg, artista multimídia e Edith Derdyk, artista plástica.

EXPOSIÇÃO SILÊNCIO, de 20/10/2022 a 29/01/2023 – CENTRO MARIANTONIA

A exposição “Silêncio” traz fotografias em diferentes suportes, vídeos e registros sonoros captados durante as viagens da artista. Sua pesquisa começa em 2016, na Grécia e segue por Malta e Lampedusa, na Itália, locais onde se concentram o maior trânsito de pessoas em fuga rumo à Europa.

EXIBIÇÃO DO FILME “ATRAVÉS DOS SEUS OLHOS” NO 9˚ PANORAMA DO CINEMA SUÍÇO CONTEMPORÂNEO, 13/10 a 19/10 – CINESESC

Convidada para o 9˚ Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, a artista lança o seu segundo longa-metragem, o filme “Através dos Seus Olhos”. O filme registra um relacionamento vivido à distância entre uma brasileira moradora da Ceilândia (DF), filha de um pastor evangélico, e um iraquiano de origem curda islâmica que mora em um campo de refugiados na Grécia. Conectados via telefone 24 horas por dia, trata-se de uma história de sensibilidades entre a esperança de uma vida melhor e o pesadelo de um futuro com bases desconhecidas.

MESA DE CONVERSA NO “VIDEOARTE CLUBE”, 7/10 – VILLA MANDAÇAIA

A convite de Lucilla Meirelles e Márcia Beatriz Granero, o Videoarte clube recebeu a artista Sonia Guggisberg e o professor e pesquisador Marcus Bastos para uma conversa sobre os seus trabalhos audiovisuais.

PARTICIPAÇÃO NO PERFORMAR CIRCUITOS, 29/7 a 31/7

Festival de artes experimentais.

EXIBIÇÃO DO FILME “SEM ROSTO” SEGUIDO POR DEBATE, 21/6 – DIA MUNDIAL DO REFUGIADO/UNICAMP

Após a exibição, foi realizado um debate com mediação da coordenadora da COCEN e presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Unicamp, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel.

SESSÃO ESPECIAL DE EXIBIÇÃO DO FILME “SEM ROSTO” SEGUIDO POR DEBATE, 20/6 – PETRA BELAS ARTES

No longa metragem “Sem Rosto”, um olhar estrangeiro busca quebrar a invisibilidade de migrantes envolvidos na maior catástrofe humanitária desde a Segunda Guerra. Debate com Sonia Guggisberg e Rawa Alsagheer.

LANÇAMENTO DO FILME “SEM ROSTO”, 30/5 – CINESESC E DISTRIBUIÇÃO DESCOLONIZA FILMES

A artista traz relatos e imagens do êxodo contemporâneo, captadas em viagens à Lampedusa e Grécia entre os anos de 2014 e 2017. 

PERFORMANCE GROUND_RED, 14/5 – CASA DE CULTURA DO PARQUE

A artista Sonia Guggisberg e a performer convidada Christina Elias, apresentam Ground_RED, uma performance em som e imagem, onde a cor vermelha reflete sobre a incerteza dos tempos atuais.

AS CAMADAS DA ARTE NAS INSTALAÇÕES DE SONIA GUGGISBERG, MESA DE CONVERSA, 4/3 – SESC JUNDIAÍ

Debate com a artista e as críticas de arte Daniela Bousso e Juliana Monachesi, mediada por Marcia Beatriz Granero.