Travessia | Crossing (04’43”) Loop | Vídeo Instalação | Brasil | 2017

Crossing

In the installation CROSSING, image and sound show a way to expose the reality of contemporary migrations about the crossing that people have to do when they leave their countries in small boats. It is a documentary work where the image reproduces the sea route from Sicily to Lampedusa island. In the video, we can see the projection of a hatch that shakes and reproduces the real movement of the boat. On the soundtrack, songs brought by refugees from their home countries are mixed with boat noise and water sounds. This set of sounds and image, translate the overflow of a reality that does not make words.

Travessia

Na instalação TRAVESSIA, imagem e som mostram uma maneira de expor a realidade das migrações contemporâneas sobre o cruzamento que as pessoas têm que fazer quando deixam seus países em pequenas embarcações. É um trabalho documental onde a imagem reproduz a rota marítima da Sicília para a ilha de Lampedusa. No vídeo, vê-se a projeção de uma escotilha que sacode e reproduz o real balanço do barco. Na trilha sonora, músicas trazidas por refugiados de seus países de origem são misturadas com barulho de barco e água. Este conjunto de sons e imagem, traduz o transbordamento de uma realidade que não faz palavras.

Quando um decreto-lei fechou os cassinos em 1946, estima-se que tenha deixado 55 mil brasileiros desempregados. Considerando que o Brasil tinha então 41 milhões de habitantes, tratava-se de 0,13% da população do País. Foi uma devassa em nome da moral, dos bons costumes e de uma boa dose de motivos escusos, como tudo o que vem sendo feito na administração pública nacional. Os cassinos deram lugar a novos hábitos e vícios. Mas sua noite vertiginosa, interrompida no ápice do giro das roletas e das vedetes, permanece em suspensão – ou sutil vibração – no interior escuro de edifícios abandonados.

Portas e janelas lacradas ao longo de quase quatro décadas, as ruínas do antigo Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, recebem em setembro um projeto de arte, memória, ficção e arqueologia. Com curadoria de Paula Alzugaray, editora da seLecT, e participação de 11 artistas brasileiros, A Invenção da Praia: Cassino projeta lances de iluminação tênue sobre histórias do local.

Histórias de encontros entre passado e futuro (Laercio Redondo), de luz e sombra (Laura Lima), de pedra e areia (Caio Reisewitz), de som e sereias (Chiara Banfi), de fantasmagoria (Nino Cais), de memória e afetos (Giselle Beiguelman), de ausência (Maria Laet), de mar (Katia Maciel), de pescadores (Mauricio Adinolfi), de violência (Lula Buarque de Hollanda), de exílio (Sonia Guggisberg).

Construído sobre as areias da Praia da Urca para abrigar um hotel balneário, no mesmo ano da Semana de Arte Moderna de 22, o edifício abre-se por primeira vez a uma intervenção artística e abriga a lembrança de outro episódio moderno: o Museu à Beira do Oceano, projeto não realizado de Lina Bo Bardi para a Praia de São Vicente (SP), aqui evocado como um ícone máximo da invenção.

Paula Alzugaray